CURSO DE MÚSICA E NEUROCIÊNCIAS

CURSO DE MÚSICA E NEUROCIÊNCIAS 

FORMADORA

Marisa Medeiros Raposo
 

  

 

 

Este curso foi criado pela Musicoterapeuta Marisa Medeiros Raposo com base nas áreas em que concluiu formação universitária e integrou-a na sua experiência profissional, nomeadamente, nas áreas da Neuroanatomia, Neuropsicologia, Música e Neurociências, Ciências da Cognição e da Linguagem e, mais recentemente, a formação de especialização oficial em Musicoterapia Neurológica (NMT), em Montpellier (França) com os próprios fundadores Professores Doutores Michael e Corene Thaut.
O curso é dividido em 9 módulos e no final de cada módulo, o formando deverá ser capaz de responder a uma questão de avaliação sobre a temática aprofundada, de modo a verificar se os conhecimentos foram consistentemente adquiridos.
Os módulos do curso estão divididos por quatro eixos:
a) conhecimentos acerca de neuroanatomia, do funcionamento encefálico e do comportamento humano;
b) as activações cerebrais provocadas pela música e os benefícios específicos da Musicoterapia explicados pelas Neurociências;
c) patologias do encéfalo mais relevantes para a intervenção em Musicoterapia;
d) formação introdutória sobre as técnicas de Musicoterapia Neurológica (NMT).

O material do curso inclui aulas teóricas em vídeo, apresentações no formato de Powerpoint, artigos científicos variados e de acesso limitado e vídeos práticos exemplificativos da aplicação na prática clínica dos conhecimentos teóricos adquiridos.
Os módulos do curso estão fundamentados nas tendências atuais de prática clínica no campo da Neuroanatomia, Neurociências, Neuropsicologia e Musicoterapia Neurológica, de modo a que o formando Musicoterapeuta possa incorporar no seu exercício profissional os recursos fornecidos numa componente de experiência inicial nas áreas supracitadas. Por conseguinte, apesar deste curso não habilitar profissionais a exercer Neurociências, Neuropsicologia ou Musicoterapia Neurológica (NMT), terá um importante contributo para vivenciar e adquirir conhecimentos introdutórios fundamentais em cada um destes domínios, de modo a reflectir especificamente sobre a sua prática clínica actual.
Os temas são também fonte da aplicação que a formadora faz na sua actividade profissional como Musicoterapeuta em diferentes áreas de actuação (Pediatria do Neurodesenvolvimento, Cuidados Paliativos Pediátricos, Medicina Física e Reabilitação, Saúde Mental e Psiquiatria de Adultos, Psicogeriatria / Demências e Cuidados Paliativos), bem como na investigação que está a desenvolver no âmbito do seu Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).

O curso está organizado nos seguintes módulos a partir dos seus quatro eixos temáticos:

1-Conhecimentos acerca de Neuroanatomia, do Funcionamento Encefálico e do Comportamento Humano
-História das Neurociências
-Os alcances da Neuropsicologia
-As dinâmicas de Luria
-Teoria do Sistema Funcional
-O cérebro e a Plasticidade Neuronal
-Explicitação de alguns estudos científicos no campo das Neurociências
-Leituras adicionais sobre Métodos em Reabilitação Neuropsicológica
-A Neuropsicologia e o Paradigma do Cérebro Social
-Bibliografia sugerida de Neuropsicologia
-A dinâmica estrutural do Sistema Nervoso - compreensão das funções de cada região encefálica
-A construção do pensamento e da linguagem

1-As Activações Cerebrais provocadas pela Música e os Benefícios específicos da Musicoterapia explicados pelas Neurociências
-A interligação entre Música e Cérebro
-Música e Neuroimagem
-A intersecção entre a Música e a Linguagem
-O Entrainment Auditório-motor
-Efeitos dos elementos musicais na Memória de Trabalho de pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo
-Os Mecanismos Neurais subjacentes no uso de Música e Ritmo na Neuroreabilitação na doença de Parkinson
-A relação entre a Música e as Neurociências com base no Reconhecimento, Percepção Auditiva e nas
Preferências Musicais dos participantes de um estudo conduzido por Neurocientistas
-Documentário “Musical Minds” - a partilha prática dos conhecimentos do Neurologista e defensor da
Musicoterapia Dr. Oliver Sacks e o exemplo do músico, utente de Musicoterapia com Perturbação do Espectro
do -Autismo e Musical Savant Derek Paravicini
-Partilhas da Neurocientista Cognitiva Dra. Jessica Grahn sobre como a Música influencia diferentes tipos de movimento e como poderemos optimizar este efeito com pacientes com perturbações neurológicas
-Introdução à Musicoterapia Neurológica e o Modelo de Design Transformacional
-Bibliografia sugerida pela Fundamentação Teórico-Científica das Técnicas de Musicoterapia Neurológica concedida pela ©The Academy of Neurologic Music Therapy, 2018

1-Patologias do Encéfalo mais relevantes para a Intervenção em Musicoterapia
-Classificação de vários tipos de Afasia e as suas Etiologias
-Classificação das Apraxias e Agnosias e as suas Etiologias e Perturbações da Somatognosia
-A importância da intervenção da Musicoterapia na Afasia não-fluente
-Exemplo audiovisual do Dr. Oliver Sacks, Neurologista e co-fundador do Institute for Music and Neurologic
Function com a Musicoterapeuta Concetta Tomaino acerca do poder da Musicoterapia na Afasia em possibilitar
a Comunicação de pessoas que não estão capazes de se expressar com a linguagem verbal
-Exemplo audiovisual do Dr. Oliver Sacks sobre os benefícios da Musicoterapia após um Acidente Vascular
Encefálico (AVE)
-Tipos e Bases Neuroanatómicas da Memória / Características de cada Tipo de Memória / Perturbações da
Memória (Amnésia)
-A interligação entre a Música, a Memória e as Emoções
-A importância das Mnemónicas Musicais para enaltecer a Memória Verbal e induzir a Aprendizagem
-As Mnemónicas Musicais relacionadas com a Neuroplasticidade Cerebral na Esclerose Múltipla
-A Música e a nossa capacidade de Memória relacionada com as nossas Preferências Musicais
-Comentários do Dr. Oliver Sacks (Neurologista) ao filme ““The Music never stopped”, baseado na história
verídica de um paciente com amnésia que fez intervenção em Musicoterapia com a Dra. Concetta Tomaino

1-Formação Introdutória sobre as 20 Técnicas de Musicoterapia Neurológica (NMT)
-Técnicas Sensório-Motoras de Musicoterapia Neurológica (NMT) - fundamentação teórica das 3 técnicas e
exemplos práticos em vídeo
-Técnicas de Reabilitação de Fala e Linguagem de Musicoterapia Neurológica (NMT) - fundamentação teórica das
8 técnicas e exemplos práticos em vídeo
-Técnicas de Reabilitação Cognitiva de Musicoterapia Neurológica (NMT) - fundamentação teórica das 9
técnicas e exemplos práticos em vídeo

O material do curso está estruturado em Modelos de Musicoterapia altamente valorizados globalmente, pois o curso oficial de Musicoterapia Neurológica certificado pela NMT Academy é aprovado e defendido pela World Federation of Neurologic Rehabilitation e reconhecido como uma das 20 secções de especialidade (Special Interest Group SIG).
O material disponibilizado está igualmente fundamentado nas referências mais atuais no campo da música, neurociências e musicoterapia, tendo sido dada preferência a publicações dos últimos 10 anos.
O curso tem a duração mínima de 4 meses e máxima de 9 meses a partir do momento em que o aluno inicia a formação.
A duração do curso é justificada pela necessidade de consolidação gradual de conhecimentos nas várias temáticas abordadas e na compreensão aprofundada dos mecanismos neuro-encefálicos para ser possível reflectir consistentemente sobre o papel fundamental da Musicoterapia na Neuroreabilitação.
Apesar de ser dado um intervalo de tempo específico, o formando será responsável e tem autonomia para gerir o seu ritmo de estudo.
Após a inscrição, são autorizados os dados de acesso a todos os materiais e o aluno poderá iniciar o curso e concluindo cada módulo conforme a sua disponibilidade horária.
No momento em que o aluno inicia o curso, terá acesso a todos os materiais numa plataforma online e pode ir consultar as informações de cada módulo conforme a sua disponibilidade de tempo. Assim, no momento da matrícula, receberá um login e uma senha de acesso ao curso.
A equipa do curso é formada pela Mt. Marisa Medeiros Raposo (responsável pela formação) e tem o apoio dos musicoterapeutas Mt. Gustavo Schulz Gattino, Mt. Salomé Ferreira, que têm a tarefa de acompanhar, monitorizar o processo de aprendizagem dos alunos e de responder/resolver qualquer problema técnico encontrado durante o curso.

Venha aprofundar todo o seu conhecimento connosco!

Marisa Medeiros Raposo - licenciada em Formação Musical e Direcção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa, mestre em Educação Musical para Crianças com Necessidades Educativas Especiais pela Roehampton University (Londres), mestre em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa, pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto Criap de Psicologia e Formação Avançada e doutoranda em Ciências da Cognição e Linguagem pela Universidade Católica Portuguesa. Musicoterapeuta Neurológica (NMT) no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição (Hospital Psiquiátrico), Associação de Paralisia Cerebral e atendimento de crianças com perturbações do neurodesenvolvimento em clínica privada nos Açores (Portugal).

Destaques

  • Duração
  • Horas
  • Local
  • Disciplina
  • Nivel
  • Linguagens
  • Certificado
  • Testes
  • Vídeo-aulas
3 - 6  meses
45 horas
Online
Musicoterapia
Avaliação
Português
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