CURSO DE MUSICOTERAPIA E AUTISMO

CURSO ONLINE

Curso de Musicoterapia e Autismo

FORMADOR

Gustavo Gattino
 

  

 

 

Informação

Seja bem-vinda ao curso “Musicoterapia e autismo: atualizações para a prática clínica” (versão direcionada para musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia).

Este curso foi criado pelo musicoterapeuta Gustavo Schulz Gattino e é resultado da ampla experiência desse profissional na prática da musicoterapia para pessoas com transtornos do espectro do autismo (TEA) nas áreas de ensino, pesquisa e prática clínica em países como Argentina, Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Noruega e Portugal. O curso será inaugurado até a última semana do mês de maio de 2018.

O curso é dividido em 20 módulos e a cada 2 módulos o aluno realiza uma atividade avaliativa para que possa refletir sobre o seu aprendizado ao longo da formação. Os módulos do curso estão divididos por três eixos temáticos: aspectos gerais e práticas de avaliação, práticas de intervenção e temas complementares.  O material do curso incluí aulas em vídeo, exemplos de atividades em vídeo, apresentações no formato de slides, textos e formulários para a utilização na prática clínica.

Os módulos do curso estão fundamentados nas tendências atuais de prática clínica no campo da musicoterapia para pessoas com TEA de modo que o aluno possa buscar um novo entendimento sobre a sua prática enquanto musicoterapeuta nesta área e que também possa obter novos recursos para utilizar no seu trabalho. Os temas também são fonte da experiência do Mt. Gustavo Schulz Gattino como professor e orientador nos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado em Musicoterapia da Universidade de Aalborg (Dinamarca). O curso está organizado nos seguintes módulos a partir dos seus três eixos temáticos:

Aspectos gerais e de avaliação

- Entendendo o transtorno do espectro do autismo (TEA) enquanto condição: aspectos comportamentais e neurológicos

- Processamento auditivo-musical no autismo

- Práticas de avaliação em musicoterapia (entrevistas, revisão de documentos, observações e testes) no atendimento de pessoas com TEA ao longo das seis etapas do processo musicoterapêutico (encaminhamento, avaliação inicial, planejamento do tratamento, tratamento, avaliação do processo e alta)

- Utilizando escalas e checklists na área do autismo para finalidades avaliativas em musicoterapia

- Utilizando o questionário/escala Music in Everyday Life (MEL) para avaliar o contexto musical familiar das pessoas com TEA

- Definindo objetivos clínicos em musicoterapia no atendimento de pessoas com TEA

 

Práticas de intervenção:

- Métodos de improvisação em musicoterapia segundo Tony Wigram no contexto do autismo

- Técnicas de improvisação em Musicoterapia de Kenneth Bruscia no contexto do autismo

- Utilizações do modelo de Musicoterapia Centrado na Família o contexto do autismo

- Trabalho com canções no atendimento de pessoas com TEA

- Composição de histórias musicais no atendimento de pessoas com TEA

- Utilizando diferentes formas de acompanhamento musical em musicoterapia no atendimento de pessoas com TEA

- Utilizando diferentes estilos musicais em musicoterapia no atendimento de pessoas com TEA

- Utilizando elementos do modelo DIRFloortime na prática musicoterapêutica para pessoas com TEA

- Práticas da musicoterapia comportamental no atendimento de pessoas com TEA

- Uso do PECS - Sistema de Comunicação por Figuras (PECS - Picture Exchange Communication System) em musicoterapia no atendimento de pessoas com TEA

- Utilizando evidências científicas sobre musicoterapia e autismo na prática clínica

Temas complementares:

- Utilizando evidências científicas para justificar a musicoterapia como forma de atendimento para pessoas com TEA

- Criando e apresentando projetos institucionais de musicoterapia e autismo

- Atualizações teóricas sobre musicoterapia e autismo (no Brasil e em nível internacional)

 O material do curso está estruturado em modelos de musicoterapia altamente consagrados, bem como na utilização de instrumentos de avaliação validados para uso no Brasil. Além disso, o material está fundamentado nas referencias mais atuais no campo da musicoterapia para pessoas com autismo, priorizando referencias publicadas nos últimos 10 anos.

O curso tem a duração mínima de 9 meses e máxima de 12 meses a partir do momento em que o aluno inicia a formação. A duração do curso se justifica pela complexidade dos temas e pela necessidade de aprofundar cada módulo em aspectos teóricos e práticos. Ainda que o curso esteja estabelecido em um período específico de tempo, o próprio aluno é que gerencia o seu ritmo de estudo. No momento em que o aluno inicia o curso, ele tem acesso a todos os materiais e pode ir fazendo cada módulo conforme a sua disponibilidade de tempo.

O curso está estruturado em uma plataforma online, onde todos os materiais estão disponíveis. No momento em que o aluno se matricula, ele receberá um login e senha para que possa aceder ao curso onde estiver.

 

A equipe do curso é formada pelo Mt. Gustavo Schulz Gattino (responsável pela formação) e tem o apoio da musicoterapeuta Mt. Salomé Ferreira,  com a tarefa de acompanhar monitorar o processo de aprendizagem dos alunos e de responder/resolver qualquer problema técnico encontrado durante o curso.

Currículo do formador

Gustavo Schulz Gattino- bacharel em Musicoterapia pelas Faculdades EST, mestre e doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS e  professor assistente da Universidade de Aalborg (Dinamarca). Musicoterapeuta clínico com experiência em diversas instituições no Brasil e em Portugal no atendimento de pessoas com TEA. Professor convidado da Universidade Católica de Valência (Espanha) e do Instituto MAP (Espanha). Supervisor clínico no Brasil, Espanha e Dinamarca.

Destaques

  • Duração
  • Horas
  • Local
  • Disciplina
  • Nivel
  • Linguagens
  • Certificado
  • Testes
  • Vídeo-aulas
9 - 12  meses
90 horas
Online
Musicoterapia
Inicial
Português
Sim
Sim
Sim
 
 
TOP
Aguarde por favor...

Subscreva a nossa newsletter

Quer receber as nossas últimas novidades? Indique-nos o seu email e nome e será o primeiro a saber.