CURSO DIR FLOORTIME

Formação concluída

CURSO DIR FLOORTIME

FORMADOR

Dr. John Carpenter

Informações

O método DIR® (Developmental Individualised Relationship Based model) foi desenvolvido como uma estrutura de trabalho para auxiliar pais e profissionais de saúde na construção dum programa de intervenção compreensivo focado na melhoria do funcionamento das capacidades de desenvolvimento de crianças e, simultanamente, promover bases saudáveis para o funcionamento social, emocional e intelectual global.

Este curso introdutório incidirá sobre o uso do modelo DIR® Floortime em crianças com dificuldade de aprendizagem e comunicação, perturbações da regulação e crianças com perturbações do espectro do autismo.

O DIR® utiliza a aprendizagem com base na experiência emocional e motivadora para melhorar competências sociais, linguagem, independência e apoia o funcionamento cognitivo de nível superior. A intervenção é promovida através do desenvolvimento de situações de jogo e aprendizagem, sendo a interação com a criança, orientada terapeuticamente, o meio utilizado para as encaminhar pela "escada do desenvolvimento".

Este curso destaca a natureza interdisciplinar do modelo, pelo que serão mostrados vários vídeos com exemplos de casos. O curso integrará o trabalho com crianças numa grande variedade de ambientes, incluindo os contextos clínico, familiar e educacional. Incluirá, também, a análise do progresso demostrado pelas crianças ao longo de vários anos e focará o apoio e treino de pais como uma parte importante do modelo.

OBJECTIVOS

​O objectivo deste curso é ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a avaliação e tratamento de crianças com dificuldade de aprendizagem e comunicação, perturbações da regulação e crianças com perturbações do espectro do autismo.

No final do curso, os formandos terão desenvolvido conhecimentos sobre:

Utilidade do método DIR® como abordagem interdisciplinar que integra o funcionamento emocional e neurobiológico da criança.

Impacto de diferenças individuais (saúde, processamento sensorial, linguagem, planeamento e sequência motora) no desenvolvimento da criança.

Descrever a relação entre afeto/emoção, processamento sensorial e a comunicação.

Compreender a importância de uma abordagem baseada no relacionamento.

aIdentificar e descrever as seis etapas funcionais emocionais do desenvolvimento e capacidades relacionadas.

Implementação de estratégias do método DIR®, desenhadas de acordo com a individualidade da criança, que poderão ser aplicadas no contexto clínico, escolar ou domiciliário.

DESTINATÁRIOS​
Profissionais da saúde, educadores, pais e cuidadores de crianças com autismo.

 
Introdução ao método DIR® Floortime. Bases do método.

Atenção conjunta e regulação.

Envolvimento e relacionamento.

Comunicação bilateral.

Resolução conjunta de problemas.

Percepção do "Eu".

Pensamento simbólico e desenvolvimento da linguagem.

Construção de pontes, pensamento lógico.

Diferenças individuais e biológicas.

Casos clínicos.

Destaques

  • Duração
  • Horas
  • Local
  • Disciplina
  • Nivel
  • Linguagens
  • Certificado
  • Testes
  • Vídeo-aulas
2 dias
09 às 17h
Portugal
Método DIR
Inicial
Português
Sim
Não
Não
 
 
TOP
Aguarde por favor...

Subscreva a nossa newsletter

Quer receber as nossas últimas novidades? Indique-nos o seu email e nome e será o primeiro a saber.